Separação e Acondicionamento de lixos
O grande aumento da produção de lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade! Uma das principais preocupações dos centros urbanos, é a quantidade de resíduos sólidos produzidos pela população.
A produção de lixo é inevitável durante as atividades humanas, porém pode haver a sua diminuição. Muito se fala em reciclagem do lixo doméstico, mas a separação ainda é insuficiente.
A reciclagem reduz, de forma significativa, o impacto sobre o meio ambiente: diminui a extração de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz o depósito inadequado do lixo e as agressões ao ar, solo e água.
De acordo com o artigo 8º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 05 de setembro, todos temos responsabilidades ecológicas. Isto é, toda a população tem o dever de adotar comportamentos de caráter preventivo em matéria de produção de resíduos, bem como promover práticas que facilitem a respetiva reutilização e valorização.
Em condomínios, seguir as boas práticas na separação dos resíduos sólidos e as regras na correta utilização dos contentores, é fundamental, especialmente, para evitar a propagação de pragas. Coloque sempre o lixo indiferenciado e orgânico, em sacos de plástico fechados, dentro dos contentores.
Trata-se de civismo e da sustentabilidade e preservação do nosso meio ambiente!
Funchal, 14 de outubro de 2019
A Administração,
Castelogest – Administração de Condomínios, Lda.